Neste artigo, nós vamos mostrar o processo de importação passo a passo. São 10 passos simples que irão levar você do zero à sua primeira importação.
A verdade é que você já pode ter visto ou lido sobre o processo de importação passo a passo agrupados de forma diferente, em 7 ou até em 15 passos. O fato é que no fim das contas, o processo como um todo é o mesmo, todos levam para o mesmo objetivo, independentemente de como ele foi agrupado.
O que nós procuramos aqui foi dar ênfase às principais ações de forma que você se localize facilmente em que fase está dentro do processo.
Escolher o ramo é sem dúvida a parte mais importante do seu negócio. Imagine que você vai escolher algo que vai trabalhar diariamente e ele fará parte da sua vida.
Muitos se preocupam somente com a lucratividade e a viabilidade. Isso é importante? Claro que é importante, mas vejam que é preciso muito mais do que isso.
A sua afinidade com o produto, o seu conhecimento de mercado e se tem boa demanda é que irão completar as informações que você precisa para escolher o seu ramo.
Se pergunte:
Eu sei vender esse produto? O mercado precisa deste produto? Como está a demanda deste produto no mercado?
Existem ferramentas para você fazer uma pesquisa rápida de mercado, como o Google Trends, por exemplo.
Então entenda que se tratando de ramo, ele vai muito mais pela sua capacidade de vender, do que de comprar.
A China é o atacadão do mundo, dificilmente o que você sabe vender não terá oferta na China. Então aqui entra o próximo passo da importação: Desenvolver fornecedor.
Aqui eu coloquei fornecedor internacional, mas pode ser nacional também. Aliás, a maneira certa de fazer isso é buscar fornecedor no Brasil e depois fazer uma comparação de preço com o fornecedor internacional.
Afinal, se for mais barato comprar no Brasil, para que você vai importar neste momento?
O importante aqui é se capitalizar para quando for o momento de importar, você tenha capacidade de comprar em grande quantidade, ou pelo menos uma quantidade que seja viável e com o custo unitário menor do que no Brasil.
Os custos de uma importação são divididos em 3 blocos:
PRIMEIRO BLOCO – VMLD
A VMLD (Valor da mercadoria no local do destino) é composta pelo valor do Produto + valor do frete + seguro + Capatazia.
SEGUNDO BLOCO – IMPOSTOS
Neste bloco nós temos os impostos Federais que são: o II (imposto importação) único imposto exclusivo do importador, IPI (imposto sobre produto industrializado, PIS/COFINS (Contribuição social).
Quanto ao imposto estadual, nós temos o ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços)
TERCEIRO BLOCO – DESPESAS DE IMPORTAÇÃO
Neste último bloco nós temos todas as despesas que fazem parte de um processo de importação.
As principais são: despachante aduaneiro, Marinha Mercante (somente no caso de importação marítima), taxa do Siscomex e armazenagem.
Então, se você chegou até aqui é porque já escolheu o ramo e já desenvolveu fornecedor internacional.
Procurou no Alibaba ou alguém te indicou, pesquisou na internet, enfim… o fornecedor já te passou um orçamento do produto lá na China.
Mas, sabemos que o preço do produto lá na China não é suficiente, você precisa do custo do produto colocado no Brasil, certo?
E como fazer isso?
Através de um simulador de importação.
Nesta fase, você precisa classificar a mercadoria (NCM), para saber quais são as alíquotas de impostos. Todos os custos devem ser aplicados nesta planilha: valor do produto na China, despesas de importação, frete e seguro, taxas portuárias, despachante, LI se necessário…
A ferramenta irá calcular os impostos, de acordo com as alíquotas do seu produto e vai mostrar qual é o valor que o seu produto chegará no Brasil.
Desta forma, você poderá saber se é mais viável importar ou comprar no Brasil.
Até aqui, você ainda não investiu nada de grana, só investiu seu tempo para fazer as pesquisas. É a partir daqui que você decide se vai importar ou não, de acordo com a análise de viabilidade do seu produto.
Você pode rodar o ciclo várias vezes, se fornecedor está caro, busca outro. Se esse produto não deu viabilidade, busca outro no mesmo ramo e assim por diante.
Deu viabilidade, e agora? Agora você vai começar o processo de importação.
Mesmo que você já tem uma empresa, não significa que pode começar a importar.
Antes disso, você precisa fazer a habilitação no RADAR e cadastrar no Siscomex.
Sem esta habilitação não será possível registrar a mercadoria quando ela chegar no Brasil. Sendo assim, a habilitação no Radar/Siscomex é obrigatória para qualquer atividade de importação e exportação.
Esse passo é para te dar maior segurança antes de fechar o câmbio da entrada. Então chamamos de inspeção pré-pagamento ou inspeção de fábrica.
Antes de você fechar o câmbio, você precisa se certificar de que a empresa existe mesmo, pois as vezes o fornecedor envia fotos, vídeos da fábrica ou até mesmo amostras, mas de fato pode ser golpe, depois que você paga os 30% da entrada, ele desaparece.
Então para não correr este risco, é importante que você realize Inspeção de fábrica ou de pré-pagamento.
Na inspeção será avaliada a qualidade do processo de produção, capacidade produtiva, condições dos maquinários entre outras informações que são importantes para se certificar de que o fabricante é adequado para essa operação ou não.
Ah, mas como eu vou fazer esta inspeção se eu não tenho como ir para China?
Você não precisa ir a China!
A não ser que o seu produto seja muito especifico, técnico e com muita engenharia envolvida e que realmente necessite o seu acompanhamento ou de um engenheiro da sua empresa.
Se não for o caso, você pode contratar uma empresa especializada na China para realizar a inspeção. Tem muitas empresas que prestam esse tipo de serviço lá, uma vez que eles são o atacadão do mundo.
O custo deste tipo de inspeção gira em torno de USD 250,00 a USD 350,00. Aconselhamos você a separar este valor no seu orçamento, esse passo é muito importante e não deve ser ignorado, pois o seu prejuízo pode ser muito maior se você pagar a entrada e o fornecedor não existir de fato.
Após a inspeção e todos os cuidados quanto a capacidade e qualidade do fornecedor, é hora de fechar o pedido e acertar todos os detalhes de fornecimento, como preço, embalagem, cor do produto, se vai colocar marca própria, prazo de pagamento e entrega, Incoterm, enfim tudo que foi negociado é importante colocar no pedido.
Depois de tudo acertado, o fornecedor irá te enviar uma Proforma Invoice, com todos os dados que mencionei acima para você fechar o câmbio da entrada.
O prazo de pagamento do fornecedor asiático normalmente é 30% de entrada e 70% no embarque. Não é padrão, mas para as primeiras compras, até você criar um relacionamento com o fornecedor, é assim que eles irão proceder.
Desta forma, você deve fechar o câmbio com o seu banco ou com alguma corretora de câmbio, desde que ela esteja devidamente credenciada com o Banco Central.
Lembrando que todo dinheiro que sai do Brasil, precisa ser comprovado através da entrada de mercadoria para não ser considerado evasão de divisas.
Então se você pagou USD 20.000,00 você deve receber esse mesmo valor em mercadoria, e esse valor precisa ser vinculado a sua Commercial Invoice e DI na chegada do seu produto no Brasil.
Para finalizar esse passo de pagamento, existem algumas alternativas de crédito exclusiva para importadores, como FINIMP e Carta de Crédito por exemplo, vale a pena conhecer e entender como sua empresa pode aproveita-las.
Neste momento, é necessário que a empresa avalie qual o melhor modal a ser utilizado para o transporte da mercadoria, que no caso da Ásia temos 2 opções, aérea ou marítima.
O frete mais utilizado é o marítimo, através de container. Normalmente utilizamos o transporte aéreo no caso de amostra ou peças de reposição que tem muita urgência, pois o frete é muito mais caro que o marítimo.
Para realizar o seu frete, independentemente de ser marítimo ou aéreo, é necessário que você solicite a um agente de cargas as cotações de frete internacional, e para tal será preciso informar, porto/aeroporto origem e destino, as dimensões, quantidade de volumes e peso bruto total da carga.
Aqui neste passo, o seu agente, juntamente com as informações do seu fornecedor, irá te auxiliar sobre o tipo de container mais adequado para a sua carga e se realmente será necessário um container completo ou poderá ser carga compartilhada/consolidada.
Nesta ocasião, você será informado sobre o trasit time, que é o termo utilizado para informar quanto tempo levará para sua mercadoria chegar ao Brasil.
Por último, mas não menos importante, temos o seguro de carga. NÃO deixem de fazer o seguro da sua carga.
O seu próprio agente pode te passar preço e fazer o seguro para você. Geralmente é um valor muito baixo em relação aos custos de um processo de importação. Então novamente, façam o seguro para não se arrepender depois.
Enfim, chegou o momento de nacionalizar a sua carga. É hora do seu despachante realizar o desembaraço aduaneiro.
Esse passo terá início mediante o registro da DI (Declaração de Importação) no sistema Siscomex, que será realizado pelo seu despachante.
Ao registrar a DI, é realizado o débito automático dos impostos federais na conta informada no Sistema (pode ser a sua conta ou a do seu Despachante) depende do que foi acertado. No caso do ICMS, por se tratar de um imposto estadual, ele é pago a parte ao final do processo de desembaraço.
Quando a DI é registrada, o Siscomex realiza a parametrização, que funciona como se fosse um sorteio criado pela Receita Federal para conferência aduaneira, desta forma a DI pode ser direcionada para um dos seguintes canais de conferência:
Verde: desembaraço automático da mercadoria, dispensados a análise documental e a verificação física da mercadoria;
Amarelo: análise documental e se não for constatada irregularidade, será efetuado o desembaraço aduaneiro, sem a verificação física da mercadoria;
Vermelho: mercadoria somente será desembaraçada após a análise documental e a verificação da mercadoria;
Cinza: indícios de fraude, então é realizada a análise documental, verificação da mercadoria e a aplicação de procedimento especial de controle aduaneiro, inclusive no que se refere ao preço declarado da mercadoria.
Depois da conferência aduaneira, dependendo da sua parametrização, caso haja algumas exigências por parte dos fiscais, as mesmas deverão ser atendidas para que a declaração de importação será desembaraçada.
Feito isso, finalmente é emitida a CI Comprovante de Importação, dizendo que sua mercadoria foi desembaraçada e está liberada para ser retirada do porto.
Chegou o momento de retirar a sua mercadoria do porto, o momento mais esperado.
Para isso, você deverá contratar uma transportadora rodoviária para ir até o porto ou aeroporto e carregar a mercadoria.
Pode ser uma transportadora da sua confiança, se possível, dê preferência para aquela que já tem experiência neste tipo de transporte, que já conhece os procedimentos dos portos.
E para finalizar o processo e retirada da mercadoria no porto/aeroporto, você deverá emitir a Nota Fiscal de entrada. Através dela será realizada o transporte rodoviário até sua empresa bem como a entrada dos produtos no seu estoque.
Então esse é resumão do processo de importação passo a passo, os 10 passos que te levarão a sua primeira importação, do zero até a chegada do produto à sua empresa.
Claro! Esse artigo é apenas para te dar uma noção do processo, mas se quiser aprofundar um pouco mais, temos uma aula completa no nosso canal do YouTube sobre os 10 passos da importação.
Só clicar abaixo e correr para lá.
Segue o link: https://youtu.be/VnjRoCN6fAI